PLANEJAMENTO
1. Entregar para cada cursista uma folha com a relação de trabalhos solicitados nas 10 primeiras oficinas. Estipular metas para as próximas 10.
2. Retomar, com os cursistas, a atividade iniciada na última oficina. O texto Pedro Paulo Pinto deveria ser completado com palavras que iniciassem com “P”. Fazer a leitura coletiva. Depois, discutir as possibilidades de trabalho a partir do texto lido.
3. ATIVIDADE: “O enlace de ideias”
a) Pedir que os cursistas peguem uma folha e uma caneta e respondam as seguintes questões que serão feitas oralmente.
1) Nome próprio feminino/masculino:
2) Nome de um lugar (bairro, cidade, país):
3) Um número entre 20 e 60:
4) Sua cor preferida:
5) O que é um defeito para você:
6) Indique um intervalo de tempo (horas, dias, meses, anos, décadas, séculos, etc.):
7) Uma quantia em dinheiro:
8) Música ou banda de que você goste:
9) Nome de um local comum (igreja, casa, escola, praça, fazenda, etc.):
10) Comida preferida:
b) Depois disso, ler para os cursistas e entregar um papel para cada um com as seguintes perguntas que serão respondidas com as respostas dadas anteriormente:
1) O nome do seu noivo/noiva:
2) O lugar onde se conheceram:
3) O número do sapato dele/dela:
4) A cor dos olhos dele/dela:
5) É o seu maior defeito:
6) Tempo de duração do noivado?
7) Dinheiro disponível para o casamento e a lua de mel:
8) Música ou banda que tocou durante a cerimônia:
9) Local da lua de mel:
10) Único cardápio da lua de mel:
c) Cada cursista deverá, com base nas perguntas e respostas, construir uma carta contando sua história de amor ou desamor.
- SOCIALIZAÇÃO: Os cursistas apresentarão seus respectivos textos. Aproveitar para questioná-los sobre outras possibilidades de trabalho a partir das respostas.
- Apresentação dos trabalhos dos cursistas que ainda não apresentaram: Juarez, Michele, Francine, Estela, Sílvia, Luis, Paulo, Silma.
- Os cursistas deverão formar trios ou duplas para trabalhar. Entregar para cada grupo quadrinhos da história da bruxinha atrapalhada de Eva Furnari. Cada grupo deverá organizar os quadrinhos da forma como consideram que se dá a história. Depois, comentar a atividade com o grupo e pensar em possibilidades de trabalho a partir da tarefa.
- Reconte a história que você colocou
a união das partes da história com as palavras-chave a seguir, destacando-as. A seguir,
algumas sugestões: Então, logo depois, assim que, mais tarde, depois disso, nesse momento, por isso, porque, pois, mas, entretanto, portanto
- Entregar para cada grupo algumas figuras e pedir que coloquem na ordem correta.
Discuta com os cursistas sobre as questões a seguir com o intuito de julgá-las como verdadeiras (V) ou falsas (F):
a) ( ) O personagem pode ser um jogador de futebol em dia de decisão de campeonato.
b) ( ) O personagem é um homem adulto, usa chapéu e tem um início de dia tranquilo.
c) ( ) A história começa com a cena do chuveiro.
d) ( ) A mesa posta indica que o personagem tomou o seu café da manhã com tranqüilidade.
e) ( ) A maçã na lata de lixo não tem qualquer relação com as ações do personagem.
f) ( ) Além das imagens de cada cena, há outros indícios que contribuam para a organização
das imagens.
g) ( ) A seqüência das imagens pode ser arbitrária, pois não há elementos gráficos e
indicativos textuais que exijam uma ordenação específica.
Seqüência: F, V, V, V, F, F, F.
- Entregar aos cursistas o seguinte texto que deverão organizar conforme a ordem que julgarem melhor:
O cão e a máscara
( ) o cão farejou-a e,
( ) disse; mas não tem miolos.
( ) encontrou um cão uma máscara:
( ) reconhecendo o que era, desviou-se com desdém.
( ) era formosíssima, e de cores tão belas quão animadas;
( ) A cabeça é de certo bonita,
( ) Procurando um osso que roer,
Moralidade
Sobram neste mundo cabeças bonitas, porém desmioladas que só merecem desprezo.
Resposta:
O cão e a máscara
Procurando um osso que roer, encontrou um cão uma máscara: era formosíssima e de
cores tão belas quão animadas; o cão farejou-a e, reconhecendo o que era, desviou-se
com desdém.
A cabeça é de certo bonita, disse; mas não tem miolos.
8. Folha de atividades sobre o casamento com produção textual e, depois, socialização .
Nenhum comentário:
Postar um comentário