
Plano de aula – 12/11/09
- Passar para os cursistas a mensagem “Escandalosamente lindo” e abrir espaço para discussão.
- Fazer com os cursistas a Técnica do Kit de Primeiros socorros. Cada cursista recebe um objeto e precisa fazer uma relação metafórica cada objeto com o seu significado para a vida.
KIT DE PRIMEIROS SOCORROS
Esta é uma caixinha de primeiros socorros que deverá lhe acompanhar durante sua trajetória de vida. Nela você encontrará o indispensável.
UMA FITA DOURADA representa a família e os amigos mais íntimos. Eles valem ouro!
UM ATILHO lembra seu círculo de amizade. Poderá ficar grande ou pequeno conforme sua capacidade ou desejo de relacionar-se com as pessoas.
UM CLIPS para juntar todas as experiências de vida e os ensinamentos adquiridos na convivência.
UMA BORRACHA para se lembrar que todos nós cometemos erros e temos a oportunidade de corrigi-los.
UM LÁPIS para que registre diariamente tudo o que lhe acontece de bom (e são inúmeras coisas)
CHICLÉTE para lembrar-se de grudar nas pessoas que são realmente importantes na sua vida e que o dia-a -dia pode fazer esquecer...
ÓCULOS para lembrar de ver nos outros todas as qualidades que eles têm...
ELÁSTICO para lembrar de ser flexível, já que as coisas e as pessoas nem sempre são da forma que queremos que sejam.
UMA RÉGUA para medir as consequências de seus atos, fazendo o possível, sempre, para não magoar a si mesmo e aos outros.
CURATIVO para ajudar a curar aqueles sentimentos feridos, tanto os seus como os das outras pessoas.
CHOCOLATE para que se lembre que as palavras ditas de forma doce tornam a sua vida e a vida do próximo uma magia.
UMA CANETA para lembrar que bons profissionais sabem usar com responsabilidade e destreza suas ferramentas de trabalho.
UM CADERNO: Para guardar as lembranças, coisas ditas, coisas feitas, emoções vividas.
E finalmente o SAQUINHO DE CHÁ para que no final do dia, descanse, relaxe e reflita sobre o que falta na sua caixinha de primeiros socorros.
Este kit encontra-se
- Pedir que em grupos, criem o “Manual da boa namorada, ou do bom namorado”. Deverão utilizar os mesmos objetos da atividade anterior, apropriando-se deles de forma metafórica para construir o texto.
- SOCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: Todos os grupos apresentam suas criações.
- Retomar com os cursistas as atividades feitas no último encontro. Em seguida, comentar que a atividade realizada a seguir será aquela que deverão aplicar em sala de aula, a menos que tenham optado por aplicar a atividade dos slogans.
- Cada cursista deverá retirar da caixinha um papel em que estará escrito o nome de uma cidade do Rio Grande do Sul. Cada um terá 1 minuto para concluir seu desenho para que os demais possam adivinhar a que se refere.
- Depois, divididos em 4 grupos, os cursistas deverão escrever um texto sobre as maravilhas do Rio Grande do Sul utilizando os nomes de cidades (10 para cada grupo). O gênero do texto é livre.
- SOCIALIZAÇÃO: Todos os grupos deverão apresentar suas criações e trocar idéias sobre outras possibilidades de trabalho. Lembrá-los de que ao invés do nome das cidades os alunos poderiam fazer a ilustração.
- Passar para os cursistas os slides “Professor sofre” e abrir espaço para comentários.
- Entregar para os cursistas um grupo de slides chamados “Variação linguística”. Abordar a questão do erro na oralidade e de que forma o professor trata esse erro e de que forma pode contribuir para que a fala do aluno seja mais eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário