sábado, 27 de março de 2010

Criação dos cursistas


Os cursistas deveriam criar um planejamento para 20h, para uma turma de ensino fundamental, com base em algum clássico na Literatura. As criações estão a seguir:

Professora cursista Francine
Obra: Romeu e Julieta

1) 2 períodos: Apresentação da obra "Romeu e Julieta", de W. Shakespeare;
- A turma é dividida em pequenos grupos, onde cada um fica responsável por uma parte do texto. É feita a leitura da obra em grupo.

2) 2 períodos: A aula será no laboratório de informática, onde os grupos pesquisarão sobre:
- o autor;
- a época em que a obra foi escrita;
- características das personagens;
- as diferentes versões do mesmo texto (incluindo os filmes).

3) 1 período: Os grupos apresentam suas pesquisas feitas na aula anterior;
- Término das apresentações e discussão sobre as versões agora conhecidas;

4) 2 períodos: Atividades sobre o texto, feitas nos grupos de trabalho;
- Caracterize os personagens;
- Imagine as personagens principais de "Romeu e Julieta" hoje. Como elas seriam?
- Quais os conceitos e valores percebidos durante o texto?
- Alguns trechos do texto do seu grupo estão na ordem indireta. Sua tarefa é escrevê-los na ordem direta.
- Transforme a história "Romeu e Julieta" em um caso de amor vivido hoje, por pessoas que você conhece. Como seria essa redação?

5) 1 período: Apresentação dos grupos referente aos exercícios da aula passada.

6) 2 períodos: Trabalho com colagem - cada grupo construirá um painel com colagens que represente sua parte no texto. É livre a escolha do material a ser utilizado;

7) 2 perídos: Avaliação de produção textual individual: cada aluno irá reescrever a história de Romeu e Julieta, transformando o final destas personagens;

8) 1 período: Cada grupo ficou responsável por uma parte do texto, então agora farão a sua montagem, a sua versão para apresentar nas próximas aulas. A montagem é livre, podendo o texto ser adaptado pelos alunos;

9) 2 períodos: Ensaio dos grupos e montagem de roupas e cenários;

10) 2 períodos: Um período destinado aos ensaios eorganização dos grupos e outro, destinado às apresentações, que serão filmadas;

11) 1 período: A turma assistirá às gravações e ao final, para concluir a atividade será feito um debate sobre a obra, a construção do trabalho e o que representa hoje "Romeu e Julieta" para a turma.


Professora cursista Patrícia
Obra: Romeu e Julieta

1) Leitura prévia do livro "Romeu e Julieta";

2) Dividir a turma em grupos e cada grupo conta uma parte da história;

3) Debater sobre a história, a moral, os costumes, etc;

4) Olhar o filme da versão moderna de Romeu e Julieta;

5) Produzir um texto, uma versão moderna para Romeu e Julieta;

6) Debater sobre as mudanças de nossa sociedade;

7) Escolher o melhor texto para ser dramatizado;

8) Apresentação da peça teatral (versão criada) de Romeu e Julieta.

Professora cursista Eliane
Obra: Romeu e Julieta

1) No 1º momento, a professora irá apresentar a história de Romeu e Julieta, fazendo questionamentos sobre a história e também falando sobre o autor dela e em que época foi escrita;

2) Depois, será feito um seminário, no qual os grupos irão apresentar a sua parte. Assim, todos os alunos ficarão conhecendo a história de Romeu e Julieta;

3) Os alunos irão assitir ao filme Romeu e Julieta;

4) Na próxima aula será feita uma roda de conversa sobre o filme, relacionando-o à história que tinham visto antes, as semelhanças e as diferenças existentes entre eles;

5) Os alunos deverão fazer uma produção textual (soneto), baseando-se no que viram e ouviram até o momento em relação a Romeu eJulieta. Antes da produção, a professora fará uma revisão sobre poemas, como eles são, os versos, as estrofes, as rimas, quando é soneto...

6) A professora vai introduzir as conjunções subordinadas e as orações subordinadas, utilizando partes da história de Romeu e Julieta;

7) Os alunos farão uma modificação na história de Romeu e Julieta. Em duplas, eles irão desenvolver a história com as palavras deles, mas farão a história com um final feliz, assim como acontece nos contos de fadas (fazer um resumo sobre a estrutura dos contos de fadas);

8) Para fechamento do projeto, a turma toda vai elaborar um teatro baseando-se na história trabalhada e irá apresentar para toda a escola.

Professora cursista EstelaMaris
Obra: Contos de Monteiro Lobato

1) Breve diálogo com os alunos sobre o escritor Monteiro Lobato. Questioná-los se sabem algo sobre esse escritor, quais obras escritas por ele são conhecidas do grande público;

2) Dividir a turma em duplas para pesquisarem a biografia do autor no laboratório de informática;

3) Fazer a socialização do que foi pesquisado;

4) Entregar aos alunos cópias de dois contos escritos por Monteiro Lobato:Negrinha e Jeca Tatu é Zé Brasil;

5) Alguns alunos lerão o texto Negrinho e outros, Jeca Tatu e Zé do Brasil;

6) Realizar leitura oral dos textos;

7) Pedir aos alunos que observem as figuras de linguagem utilizadas;

8) Comentar com os alunos sobre aquela imagem que se tem de que Monteiro Lobato só escrevia textos alegres, infantis como os do sítio do Picapau amarelo. Com esses textos lidos, os alunos poderão perceber que Monteiro Lobato tinha obras bastante variadas;

9) Resolver algumas atividades de compreensão de texto;

10) Correção das atividades e exclarecimento das dúvidas;

11) Produção textual em duplas:
- Escolher uma notícia de jornal que retrate um pouco a realidade brasileira e transformá-la em conto;
- Criar ou adaptar os personagens da notícia.

12) Leitura dos contos aos colegas;

13) Correção de possíveis erros existentes nos contos;

14) Criar um painel expondo na sala de aula, os contos criados pelos alunos.

Professora cursista Sílvia
Obra: Dona Flor e seus dois maridos

1) Leitura sobre as características do período em que a obra está inserida, sobre o autor e as demais obras;

2) Leitura em duplas, no site http://www.jorgeamado.com.br/professores2/02.pdf;

3) Pesquisa na internet sobre a vida de Jorge Amado;

4) DVD: Dona Flor e seus dois maridos;

5) Músicas em cd que falem da Bahia em suas letras;

6) A religião e a culinária baiana: pesquisa em revistas, sites e livros;

7) Leitura da obra: a turma será dividida em cinco grupos, pois o livro é também dividido em cinco partes. Cada grupo lerá uma das partes do livro;

8) Comparações dos comportamentos das personagens: Flor, Vadinho, Teodoro, Rosilda com pessoas reais, da atualidade;

9) Trabalho avaliativo com questões de interpretação.

Professora cursista Keile
Obra: O pequeno príncipe

1) ATIVIDADE DE PRÉ-LEITURA: provocar os alunos com algumas frases famosas do autor Saint Exupéry, presentes no livro, tais como:
- As pessoas grandes precisam sempre de explicações.
- Para os que viajam, as estrelas são guias.
- O essencial é invisível para os olhos.
- Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
- O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim olhar juntos, para a mesma direção.
- Não exijas de ninguém senão aquilo que realmente pode dar.
- Nunca estamos contentes onde estamos.

- Questionar os alunos se já ouviram essas frases em algum lugar e o que entendem por elas.

2) ATIVIDADE DE LEITURA: todos deverão ler a obra "O pequeno príncipe";
- Quando todos tiverem lido a obra, os alunos assistirão a episódios do desenho animado e farão um relatório comparativo entre o livro e a animação.

3) ATIVIDADES DE PÓS-LEITURA:
- Os alunos deverão pesquisar sobre planestas e estrelas do nosso sistema solar;
- A partir das informações coletadas, escolher um planeta e imaginar um personagem que vivesse lá. Indicar as características físicas, psicológicas, as atitudes, os sonhos. O personagem deve ser ilustrado. Essa atividade deverá ser feita em grupo e cada grupo deveráescolher um planeta;
- Quando todos tiverem construído seu personagem, criar um texto coletivo ou uma história em quadrinhos;
- Os textos ou quadrinhos deverão ser digitalizados, usando um programa de textos ou um programa específico que atenda aos fins desejados;
- Analisar frases retiradas do livro. Promover um debate, um seminário para exposição das ideias surgidas a partir da seleção feita. Analisar os valores presentes nessa obra e relacioná-los com situações e fatos que acontecem na atualidade;
- Pesquisar em jornais ou revistas, imagens ou reportagens que se relacionem com as frases escolhidas, e em seguida, criar um painel para expor o trabalho;
- Reescrever a obra, em forma de roteiro para ser encenada;
- Permiteir que os alunos reflitam sobre a verdadeira mensagem que o livro deixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário