sábado, 27 de março de 2010

PLANEJAMENTO - 28/11/2009


18ª OFICINA

  1. Mensagem inicial: Profissões.
  2. Passar para os cursistas a história em quadrinhos “Chico Bento O orador da turma” e abrir espaço para a discussão.
  3. Entregar para cada grupo uma lista de nomes de filmes adaptados para a linguagem típica do nordeste do Brasil, produzindo o efeito de paródia. Pedir que, em grupos, criem uma lista com dez nomes de filmes adaptados para a linguagem gauchesca ou caipira.
  4. SOCIALIZAÇÃO: Apresentação das paródias, abrindo espaço para a discussão de outras possibilidades de trabalho. Depois da socialização passar um grupo de slides com nomes de filmes gauchescos.
  5. Ainda tratando das variantes, apresentar aos cursistas o dicionário do mineiro, seguido dos slides “Mineirada”. E depois, “O sotaque mais gaúcho”. Em grupos, deverão construir um mini-projeto, para entregar, destacando essa questão do jeito de falar próprio do gaúcho.
  6. Explicar aos cursistas que iremos trabalhar com música naquele momento. Questionar:

- Vocês utilizam a música em suas aulas?

- De que forma a música faz parte do seu planejamento?

  1. Ao som da música “É preciso saber viver”, dos Titãs, pedir que os cursistas se traduzam através de desenhos... deverão ter os olhos fechados e representar o que quiserem ao som da música. Em seguida, cada um relata a experiência, indicando em que pensou...
  2. Passar para os cursistas os seguintes slides com referência ao assunto: “Chorinho brasileiro”; Decadência da música brasileira; Hino Nacional Patrocinado, a partir do qual, os cursistas deverão parodiar a música que trouxeram de casa também usando marcas de produtos.
  3. Passar ainda “Poema_adivinha”- música portuguesa. Levantar possibilidades de trabalho a partir de cada apresentação de slides.
  4. Entregar para cada grupo uma proposta de trabalho a partir de duas letras de músicas, que abordam a preocupação com questões ambientais. Pedir que discutam a relevância da proposta e que outras sugestões poderiam surgir a partir do material recebido.
  5. Dividir o grupo em 4. Entregar para cada grupo um papel com o seguinte poema:

Três belas que belas são

Querem que por minha fé

Eu diga qual delas é

Que adora o meu coração

Se consultar a razão

Digo que amo Soledade

Não Lia cuja bondade

Ser humano não teria

Não aspiro à mão de Íria

Que não tem pouca beldade.

- Com base no poema, cada grupo deverá encontrar pelo menos três formas diferentes de pontuar o poema, de forma a mudar o sentido do que está sendo dito.

- Em seguida, promover a correção da atividade, permitindo a troca de ideias entre os cursistas.

  1. Ainda sobre a questão “vírgula- sinais de pontuação”, passar no quadro a seguinte frase: Se os homens soubessem o valor que tem as mulheres se jogariam a seus pés. Pedir que pontuem de forma a encontrar duas interpretações completamente opostas. Ou seja:

Se os homens soubessem o valor que tem, as mulheres se jogariam a seus pés.

Se os homens soubessem o valor que tem as mulheres, se jogariam a seus pés.

  1. Para completar a questão de uso da vírgula e demais sinais de pontuação, entregar para cada grupo um pequeno papel contendo o seguinte:

De quem será a fortuna do tio Magnata?

O tio Magnata, dono de uma fortuna imensurável, não tem herdeiros diretos. Pressentindo que se aproxima o fim de sua vida, começa a organizar seus bens para redigir seu testamento. São muitas propriedades, jóias e uma quantia razoável em dinheiro, suficiente para proporcionar conforto e sustento para gerações.

Finalmente, chega a hora de escrever o (tão esperado, mal sabe ele!) testamento. Uma particularidade, no entanto, do Sr. Magnata deixará um terrível impasse: é seu hábito escrever textos sem pontuá-los. Acostumara-se a fazer assim desde pequenininho. E não é que, justamente agora, ao terminar de escrever o cobiçado testamento, recebe o chamado divino? E o testamento está como está, um enigma a ser resolvido pelo juiz, já a postos.

Não tardam a aparecer muitos candidatos à herança. O juiz, depois de muito estudar o caso, reduz o grupo a quatro pessoas: Tia Matilde, parente mais próxima; o senhor Casmurro, responsável pelo lar dos velhinhos, a que o sr. Magnata fazia largas doações mensais; Irineu, o jardineiro, que alegava ter uma dívida a saldar com o falecido; e a governanta Ruth, que o acompanhou até o último dos seus dias.

O juiz entrega uma cópia do testamento a cada um dos possíveis herdeiros, para que a pontue.

Ajude cada um dos candidatos nesta tarefa de pontuar o testamento, de forma a que se beneficiem com o resultado. Há uma possibilidade para cada um deles.

Para a tia Matilde

“Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos velhinhos”.

Para o jardineiro Irineu

“Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos velhinhos”.

Para a governanta Ruth

“Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos velhinhos”.

Para o Lar dos velhinhos

“Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos velhinhos”.

  1. Pedir que os cursistas resolvam os exercícios da página 48, do TP2, para discussão conjunta.

  1. O restante do tempo servirá para os cursistas trabalharem no projeto.

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