1º Momento: Enquanto esperava que todos os cursistas chegassem, pedi para que cada cursista escrevesse em um pequeno papel o que espera do curso de formação Gestar II (as respostas são foram postadas). Os paéis serão utilizados na construção de um painel sobre o Gestar e será fixado na sala em que ocorrem os encontros.
2} Momento: Questionar os cursistas se conseguiram realizar as tarefas de tema de casa. Em seguida, permitir que falem sobre o texto "Gêneros textuais: definição e funcionalidade", de Luis Antônio Marcuschi.
Algumas idéias podem ser destacadas para facilitar a discussão:
Gêneros Textuais são eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos;
Os gêneros surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem;
Gênero textual é diferente de tipo textual;
A comunicação se dá através de um gênero;
Texto - tipologicamente variado (heterogêneo);
PCN - sugerem que o trabalho com texto deva ser feito na base dos gêneros, sejam eles orais ou escritos;
O trabalho com gêneros textuais é uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia.
0BS: Para auxiliar na discussão, foram passados slides com tópicos sobre o assunto.
OBS2: As discussões geraram mais em torno da diferença entre gênero e tipo textual.
3º Momento: Dividir os cursistas em quatro grupos para discutirem as seguintes questões: "Como determinado aluno chegou na série em que está sem sabe quase nada de língua portuguesa? E sobre qual seria a cota de culpa dos demais professores? E do professor de português? O que é realmente não saber nada? Queremos que ele saiba ler, escrever e interpretar e de que forma o auxiliamos a desenvolver essas habilidades?
4º Momento: ATIVIDADE 1
-Distribui para cada um dos professores uma folha com um texto que fala sobre uma casa.
-Esperar uns minutos para que todos leiam de forma silenciosa e, na sequência, pedir a algum voluntário que faça a leitura, em voz alta. Então, abrir espaço para comentários a cerca do tipo de texto. Questioná-los
-Tem narração? Em que parte?
- Tem descrição? Em que parte?
-Aí, entramos na questão da heterogeneidade tipológica dos textos, já que a maioria poderia ter vários tipos: injunção, narração, descrição,etc...
-Na sequência, pedir que, nos mesmos grupos, criem um texto, do gênero que considerarem melhor, com os seguintes objetivos:
A) vender a casa
B) comprar a casa
C) tombar a casa
D) roubar a casa
5ºMomento: SOCIALIZAÇÃO - Todos os grupos deverão apresentar suas criações e a partir de cada uma pode-se aproveitar para analisar de que gênero seria e que tipos textuais mais se evidenciaram. Além disso, pedir que pensem, juntos, em outros gêneros que poderiam ser trabalhados com cada objetivo.
6ºMomento: ATIVIDADE 2:
-Entregar para cada cursista um pequeno papel com o poema "a pesca", de Affonso Romano de Sant'Anna.
-Em seguida, conversar sobre a tipologia textual heterogênea do poema;
-Pedir que, em grupos, criem um texto, a partir do poema dado, de gênero a ser escolhido, mas que tenha predominância tipológica:
Grupo 1: Narrativa;
Grupo 2: Descritiva;
Grupo 3: Injuntiva;
Grupo 4: Dissertativa.
- Em seguida, promover a socialização nos mesmos moldes da atividade 1.
7ºMomento: LIÇÃO DE CASA
1-Leitura do texto "Algumas questões sobre a leitura", de Regina Braga e Maria de Fátima Silvestre;
2- Resolver as atividades da seção 1, do TP3, para discussão na próxima oficina;
3- Cada cursista deverá adaptar uma das atividades feitas, na oficina de hoje, e aplicar com seus alunos. Na próxima oficina deverão socializar suas experiências com todos. Deverão:
Trazer o plano de aula com relato descritivo da experiência;
Trazer o resultado do trabalho com os alunos;
Trazer, se possível, o registro de tudo com fotos e/ou vídeos.
A próxima oficina fica marcada para o dia 18 de junho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário