1. Seminário sobre o TP4: Em círculo, promover discussões acerca da Unidade 13 do TP4;
2. Pedir que os cursistas escolham duas figuras de revista para ajudar a construir um cartaz.
- Cada cursista deverá colar suas figuras em cada lado do cartaz. O cursista deve escolher as figuras que poderiam ser utilizada em uma notícia sobre os assuntos colocados como tópicos: Arte e cultura e Violência.
3. SOCIALIZAÇÃO: Todos os cursistas deverão fazer a leitura da imagem colada no cartaz e citar a que fato a mesma poderia se referir. Comentário sobre a atividade; Questionamentos sobre o que poderia ser feito a partir do material construído.
4. Mostrar algumas figuras para os cursistas e pedir para que anotem em uma lista de 1 a 7 de onde foram tiradas: a que se referem. Depois, retomar as figuras desde a 1ª e ir perguntando o que pensaram a respeito da imagem, a que consideraram que a mesma se referia? Ir dando as respostas e fazendo comentários.
5. PRODUÇÃO TEXTUAL:
- Pedir que cada grupo escolha uma ficha que contém um cenário. Anexá-las no quadro, de maneira aleatória.
- Pedir que cada grupo escreva o nome de um objeto interessante e anexar as palavras no quadro, alternando com os cenários.
- Pedir que retirem das revistas uma figura de um personagem para a história.
- Sortear uma papeleta por grupo com expressões que deverão ser utilizadas no texto. Exemplo: por consequência, assim sendo, visto que, além disso, etc... As fichas serão colocadas no quadro de forma alternada.
- Cada grupo deverá criar um texto de gênero livre, seguindo religiosamente a sequência das colagens. A tipologia textual deverá ser, predominantemente, narrativa.
6. SOCIALIZAÇÃO: Cada grupo apresentará suas criações. Comentários de adaptações para a atividade.
10. Os cursistas deverão criar um jogo para a produção textual. Esse jogo deverá ter as seguintes categorias: Cenário, Personagem, Objeto, Palavra mágica; Sinônimo de, outras.... Os cursistas farão juntos um rascunho, mas o original será entregue individualmente na próxima oficina.
11. – Já que estamos entrando de férias, gostaria de saber de vocês se fazem atividades específicas sobre esse tema? Se pedem ou já pediram a famosa redação “Minhas férias”. O que pensam sobre isso?
12. Entregar aos cursistas o texto “Minhas não-férias”, de Clarice Casado. Fazer a leitura coletiva e interpretação oral do texto.
13. Entregar para cada cursista um saquinho de TNT com uma mensagem dentro, que fala o seguinte:
Neste saquinho você vai juntar coisas das suas FÉRIAS:
Se você foi convidado para algum aniversário, guarde o convite ou alguma coisa da festa aqui;
Se você comeu um picolé gostoso, guarde o palitinho aqui;
Se você viu um filme legal ou leu um livro interessante, escreva em um papelzinho e guarde aqui;
Se você visitou alguma exposição, foi ao cinema, ou jantou em um restaurante legal, guarde alguma lembrança desses lugares aqui;
E tudo o mais que você quiser... e traga-o cheinho em agosto!
BOAS FÉRIAS!
Gestar II-Taquara-RS
- Cada cursista deverá levar o saquinho pra casa e guardar nele coisas que forem importantes nas férias: o nome de um livro, de um amigo, o papel de um chocolate, coisas assim... para fazemos uma atividade na volta às aulas. Além disso, cada cursista será responsável por criar um planejamento a partir da idéia do saquinho para apresentar aos colegas na próxima oficina.

Na foto, a cursista Maria Amélia com o "saco" que receberam para coletar coisas importantes das férias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário