Objetivos:
- Conhecer caractrísticas próprias da poesia;
- Reescrever um texto (poema) a partir da escuta de um outro texto, conservando o mesmo conteúdo;
- Expressar sentimentos provocados durante a escuta, tocando a imaginação do aluno, estimulando a sensibilidade do escritor e, logo, a escrita (produção) de textos poéticos;
- Ilustrar produções utilizando a criatividade.
Roteiro de atividades:
Apresentação do conceito de poesia e dos recursos próprios deste tipo de texto (através de uma apresentação teatral com fantoches). A apresentação será feita pelo professor, colocando, superficialmente, o que é verso e estrofe.
Depois de explicitar aos alunos o que é poesia e seus recursos, será colocado será colocado naapresentação:
"- Versos, rimas, ritmos... Conhecer a poesia é se aventurar em um mundo cheio de sons, cores, palavras, emoções e muito mais... É exercitar a própria sensibilidade e perceber, de forma mais rica e viva, as pessoas e as coisas ao redor. Que tal compartilhar essa experiência construindo uma poesia? Preparem-se, será muito divertido e... um varal de poesias estará no ar muito em breve!"
Após, será dividida a turma em grupos de quatro alunos, será distribuído para eles vários gêneros de textos (entre eles: diversos poemas). Os alunos deverão identificar quais dos textos recebidos são poemas e deverão colocar o porquê. Em seguida, o professor solicitará aos alunos que escrevam uma poesia, mas antes será lido um texto (o texto "A casa") para que compreendam os aspectos abordados na história.
Após a leitura, os alunos construirão suas poesias. Após terminadas, serão lidas para os colegas. Cada aluno deverá ilustrar seu poema. Depois disso, construiremos um varal de poesias - ao lado de cada poesia é exposta a ilustração.
Alguns trabalhos:
Um lindo dia
Um sol bem legal
Passarinhos cantando
Uma história alto-astral.
Dois garotos brincando
Um jardim enorme
Árvores dançando
E os meninos cuidando de uniforme.
Um mostrava a casa
O outro impressionado
Com um sorriso no rosto
Parecia estar apaixonado.
Um sonho ou uma casa
Muito confortável
Para quem não estava lá
Parecia ser inacreditável.
Parecia ser muito alegre
Mas nem um palhaço
Eu vi por lá
Só muitas gargalhadas de lá e de cá.
Vitória, 152
Era uma casa
muito engraçada
quem olhava e passava
achava que nela não tinha nada.
Era uma casa
toda enfeitada
muito confortável
e recém pintada.
Era uma casa
muito diferente
tinha cofre, tinha jóias e um menino sorridente.
Era uma casa
uma casa de atleta
por lá tinha
até três bicicletas.
Era uma casa
cheia de magia
com muito mistérios
e com muita alegria.
Bianca, 152
Nenhum comentário:
Postar um comentário