PLANO DE AULA
TEMA: Reinventando o texto
JUSTIFICATIVA: Por meio desta aula, fazer com que os alunos recriem sua própria história engajada no desenvolvimento de outra, utilizando-se assim do conteúdo já trabalhado em aula, que foram os elementos narrativos.
OBJETIVO: Conhecer o gênero textual, produzindo-o com criatividade; observando os elementos necessários para a produção de um texto predominantemente narrativo.
CONTEÚDOS: Tipos textuais, gêneros textuais, elementos narrativos e produção textual.
SÉRIE TRABALHADA: 5ª série
TEMPO ESTIMADO: Cinco aulas
DESENVOLVIMENTO: O primeiro passo é apresentar aos alunos o tipo textual e ao gênero textual. Depois, apresentar a eles um trecho de um texto ("A casa") com traços narrativos e descritivos; pedir que se dividam em grupos; leiam o texto e recriem o texto com enfoque diferenciado para cada grupo.
Exemplo de trabalho:
A casa
Dois garotos chamados Marcos e Eduardo foram para a casa do pai de Eduardo, então Eduardo disse:
- Hoje é um bom dia para brincar aqui, não é Marcos?
Marcos respondeu que sim, então pediu para conhecer a casa.
Eduardo disse que era um dia bom para brincar pois sua mãe nunca está em casa nas quintas-feiras.
A entrada da casa era cheia de arbustos que escondiam a casa. Quando Marcos entrou na casa disse que não sabia que era tão grande e antiga.
Eduardo disse:
- Ela foi construída em 1977. Ela ficou mais bonita depois que meu pai mandou revestir com pedras.
Então Marcos perguntou a Eduardo por que a casa estava vazia e o Eduardo respondeu que ela não estava vazia porque tinham três bicicletas de marcha guardadas ali. E disse também que a garagem ficava sempre aberta para que suas irmãs pudessem entrar e ficar lá com mais facilidade.
Eduardo disse que a casa mais perto estava a um quilômetro dali. E na casa a um quilômetro dali morava o homem mais rico da cidade, até mais rico que o prefeito. Esse homem queria comprar aquela casa para construir uma fábrica de carros.
Eduardo não sabia que Marcos só tinha ido na casa de Eduardo pois era filho do homem que queria comprar a casa.
Então, o homem ameaçou o pai de Eduardo de morrer, mas o pai de Eduardo disse que ele morreria, mas não deixaria a casa ser destruída e a casa virou patrimônio histórico.
Taís, José Cláudio e Esequiel
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