quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OFICINA 3 - ATIVIDADES

A terceira oficina do Gestar II ocorreu no dia 18 de junho. Nesse dia, recebemos a ilustre presença do Sr. Prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, do Secretário de Educação do Município, Belchior Bragança e da Diretora de Educação, Silvana Krupp.

Em um primeiro momento, os cursistas deveriam fazer comentários acerca do texto de apoio lido em casa: "Algumas considerações sobre a leitura", de Regina Braga e Maria de Fátima Silvestre. Para auxiliar o andamento da discussão, destaquei alguns tópicos do texto e com o auxílio de slides fui apresentando aos cursistas para que todos debatessem.

Os tópicos listados foram os seguintes:

  • O ensino da leitura não deve se limitar àquele ensino da mera decodificação de sinais gráficos;
  • A intervenção do professor no processo de formação de leitores deve ser realizada antes, durante e depois das atividades de leitura;
  • Leitura crítica - percepção das relações entre o texto e o contexto;
  • A produção escrita é uma atividade comunicativa, dotada de uma função social, realizada em uma determinada situação;
  • Se a compreensão emerge da relação texto-leitor, quanto mais ele souber do que será lido, mais possibilidade terá de interagir, de criar uma rede de relações, de construir significados;
  • É da responsabilidade do professor tornar o processo da leitura transparente para o aluno: explicitar as intenções de leitura, as etapas que deve percorrer, a fim de chegar à compreensão do texto;

Na sequência, questionei os cursistas sobre o fato de terem ou não realizado as tarefas da seção 1, do TP3, permitindo, nesse momento, que fizessem comentários sobre as atividades, além de considerações e formas de aplicação em sala de aula.

SOCIALIZAÇÃO: Cada cursista contou como foi a sua experiência no trabalho de aplicação em suas respectivas escolas a partir das atividades com gêneros textuais aplicadas na última oficina. A partir da fala de cada um, o grupo destacava ideias que poderiam ser aproveitadas, adaptadas ou que funcionariam melhor de outra forma.

Depois da socialização, os cursistas viram uma apresentação de slides com o texto "Tango", de Dirceu Câmara Leal. Juntos, destacamos as características do texto e, em seguida, sugeri que fizessem um outro texto com as mesmas características a partir de outro estilo musical (Rock, Sertaneja, Gauchesca, Infantil, Funk, etc...)

SOCIALIZAÇÃO: Cada grupo produziu seu texto em uma lâmina e, com o auxílio, do equipamento necessário, apresentaram seus textos. Sempre, lembrando de destacar outras possibilidades de trabalho com os alunos.

Em seguida, apresentei para os colegas um projeto a partir do Gênero textual Notícia, para, a partir dele, trocarmos ideias.

TEMA DE CASA: Como tarefa para a próxima semana, os cursistas deverão montar um plano de aula (5 períodos) no qual trabalhem algum aspecto gramatical a partir de um gênero textual. Além disso, deverão realizar as tarefas da seção 3, do TP3.

Como sobrou um tempinho, pedi que os cursistas destacassem expressões populares como: pentear macacos, macacos me mordam, comprar gato por lebre, pensar na morte da bezerra, etc. Com isso, deveriam construir um texto de gênero livre, para apresentar na próxima oficina. Como apoio, li para os cursistas o texto "História para boi dormir", de Ormezinda Maria Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário