PLANEJAMENTO:
1. Recolher a atividade 1, da lição de casa, que consistia em planejar 5 períodos de aula a partir de algum gênero textual, envolvendo algum conteúdo gramatical. Pedir que os cursistas comentem a atividade (as dificuldades e facilidades);
2. Pedir que os cursistas leiam as criações dos textos a partir de expressões populares (já postados no blog), procurando evidenciar a que gênero pertencem. Além disso, abrir espaço para comentários acerca da atividade;
3. Conversar com os cursistas sobre a seção 3, do TP3. Em casa, os cursistas deveriam ter analisado a seção. Levantar as questões importantes, tentando relacionar à prática na sala de aula.
4. Nesse momento, propor a primeira atividade para casa que os cursistas deverão realizar: Escolher uma das seções "Avançando na prática", do TP3, para aplicação em sala de aula. Lembrá-los de que deverão trazer os resultados para trocar experiências com os demaiscursistas;
5. Propor uma atividade de criação: em grupos, os cursistas receberão o texto "A moça tecelã", de Marina Colasanti; deverão lê-lo e, depois, construir um projeto de aplicação a partir do texto. Indicar-lhes que deverão se ater a um gênero textual na elaboração das atividades;
6. SOCIALIZAÇÃO: Cada grupo ira apresentar sua proposta de aplicação para o texto "A moça tecelã", permitindo a troca de experiências entre os cursistas;
7. Relembrá-los que mandei um e-mail com um material sobre o gênero textual charge, para que deem uma olhada em casa;
8. TRABALHO EM GRUPO: Cada grupo irá sortear um papel com um gênero textual (Notícia, Conto, Manual, Carta e Poema) e deverá criar um texto com base nesse gênero, utilizando as 10 palavras a seguir. Os cursistas não deverão se preocupar com o significado correto das palavras, podendo atribuir significado novo por semelhança gráfica, sonora, ou outra qualquer.
- Muxuango
- Hermeneuta
- Vituperado
- Defenestração
- Perfunctório
- Falácia
- Sibilino
- Uxurocídio
- Alheta
- Infrutuoso
9. SOCIALIZAÇÃO: Cada grupo apresentará suas criações para os demais colegas, que poderão opinar e sugerir formas de trabalhar a mesma atividade em sala de aula.
10. Para o próximo encontro os cursistas deverão:
*Analisar o TP4;
*Aplicar uma das atividades do TP3 "Avançando na prática";
*Trazer: cola, tesoura, régua e revistas.
FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário