6ª OFICINA COLETIVA
Data: 16/07/2009
Duração: 4h
Atividades:
1. Combinar com os cursistas que nosso próximo encontro será no dia 23/07/09. Explicar o porquê da antecipação da 7ª oficina - o encontro dos formadores foi antecipado em 1 mês;
2. Lembrá-los de que eu tinha ficado com duas atividades por fazer - para encerrar o TP3. Primeiro, pedir a ajuda de um voluntário que deverá contar(oralmente) um texto de memória, ou seja, deverá contar algum episódio de sua vida. A medida que o cursista for narrando, eu irei apresentando palavras que deverão ser introduzidas no discurso. Todos os cursistas deverão participar da atividade. Exemplos de palavras: penico, fantasma, saci-pererê, caipora, elevador, vela, padre, alho, pipoca, festa junina, casamento, cemitério, defunto, pizza, vômito, sapo, surfe, etc.
3. Na sequência, entregar aos cursistas uma pequena caixa com um objeto (não identificado) dentro. A caixa deverá passar de mão em mão e, depois, todos deverão escrever o manual de uso do produto sem dizer de que se trata. Depois de criados os manuais, as duplas lerão o que criaram para os colegas adivinharem em que objeto estavam pensando. Quando todos apresentarem suas criações, eu irei mostrar o objeto oculto que será um novelo de lã.
4. MEMORIAL: Explicar aos cursistas que se trata de um texto predominantemente narrativo, que contempla a trajetoria de quem o escreve. Eles, deverão redigir seu memorial de leitor (a), buscando suas referências iniciais sobre leitura e alfabetização, suas memórias sobre o contato com os textos de sua infância. Essa atividade deverá ser entregue na próxima oficina.
5. Conversa a partir da apresentação de slides de Magda B. Soares, sobre Letramento;
6. Informar aos cursistas que iremos assistir a um filme chamado Narradores de Javé. Ao assistir deverão analisar a questão do letramento referida no filme, a presença de material escrito na cidade de Javé, a relação das pessoas com a leitura e a escrita, a relação de poder atribuída aquele que lê, etc...
7. Filme: Narradores de Javé.
8. Breve comentário sobre o filme que será melhor analisado na próxima oficina;
9. Para a próxima oficina os cursistas deverão trazer: revista, cola, tesoura e régua. Elaborar seus memoriais e estudar o TP4 - primeira parte.
Hora de filme: Narradores de Javé
Hora do Lanche: confraternizando com o pessoal da Matemática!
CRIAÇÃO DOS CURSISTAS
Objeto:
Como manusear o objeto apresentado na embalagem:
- Ao abrir a caixa tenha muito cuidado, pois é um objeto sensível, mimoso e frágil.
- Retire o envólucro que cuidadosamente está protegendo este tipo de presente, destinado, principalmente, para o público infantil.
Rita, Elmário e Silma
Objeto: Manta/ Cachecol
Instruções:
- Dê a uma pessoa que você goste muito; ou a uma pessoa que precise;
- Abra a caixa e puxe o objeto com cuidado, para não desfiar;
- Lave manualmente;
-Use, de preferência em dias frios, ou com neblina;
- Não precisa passar a ferro.
Paulo, Sílvia e Luiz
Objeto: Filme para máquina fotográfica
Instruções:
- Abra com cuidado para não rasgar a embalagem;
- Não exponha o produto à claridade;
- Puxe a extremidade do rolo e encaixe cuidadosamente;
- Feche a máquina;
- Pressione o botão até aparecer o nº1;
- Piscando a luz vermelha, a câmera estará pronta para ser usada.
Estela e Maria Amélia
Objeto: Algodão
Instruções de uso:
- Para limpar ferimentos;
- Retirar resíduos de maquiagem;
- Para aplicação de tônico facial.
Precauções: Não expor ao sol e manter em lugar limpo e seco.
Eliane, Ana Carla e Patrícia
Objeto: Novelo de lã
Instruções:
- Retire da embalagem plástica, rasgue o lacre e da extremidade superior puxe o fio para iniciar o uso conforme desejado.
Keile, Michele e Francine
Nenhum comentário:
Postar um comentário